Início Biomedicina Breve Histórico da Biomedicina

Breve Histórico da Biomedicina

203
0



O curso de Ciências Biologicas – Modalidade Médica, ou Ciências Biomédicas teve inicio em 1966 na Escola Paulista de Medicina com o objetivo de criar docentes e pesquisadores para as areas biologicas e médicas.  Em 3 de setembro de 1979 a Lei n 6.684 regulamentou as profissoes de Biólogo e Biomédico, e a Lei n 6.686 de 11 de setembro de 1979 definiu o exercicio das análises clinico-laboratoriais ao Biomédico. Em 30 de agosto de 1982 a Lei n. 7.017 desmembrou Biólogos e Biomédicos, possibilitando a criacao dos Conselhos Regionais e Federais para cada profissão.

O curso tem duracao de  4 anos, sendo que nos ultimos semestres há um estágio obrigatorio de 500 horas na area em que o graduando escolha para atuar. As áreas de atuação sao amplas, desde Análises Clínicas e Acupuntura até Farmacologia, docencia e pesquisa e Reprodução Humana. A maioria dos Biomédicos acabam escolhendo as Análises Clínicas.
O biomédico pode assinar os laudos das análises clinico-laboratoriais, assumir a coordenação, administração e cargos de chefia nos Laboratórios e Induastrias.

Desde 2007 foi instituido a Residencia Biomédica como forma de pós-graduação lato-sensu.